Que a Lei n.º 568, de 27 de agosto de 1898 anexou o referido Distrito de Rio Verde ao Município de Casa Branca. Pela mesma Lei, Rio Verde passou a ser chamada Itobi, que em tupi-guarani, significa água corrente verde ou rio verde.

INFORMATIVO ACESSA SP PDF Imprimir E-mail
Ter, 20 de Outubro de 2015 11:25

Cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral pode ser agendado nos postos do Acessa SP

Criado em 2000 para promover a inclusão digital para a população que não tinha acesso à Internet, o programa Acessa SP se tornou um dos maiores do gênero, com mais de 850 postos instalados, cobrindo todo o Estado de São Paulo. Hoje, além de oferecer conexão gratuita à Internet, os postos do Acessa SP estão se caracterizando pela oferta de serviços. A iniciativa mais recente é o apoio à Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico.

Regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o cadastramento biométrico está sendo realizado, gradativamente, em todo o país. A expectativa é que em quatro anos os 143 milhões de eleitores brasileiros tenham atualizado seus dados no cadastro eleitoral, com identificação por meio da impressão digital, fotografia e assinatura digitalizada.

Como o agendamento é obrigatório, o eleitor deve comparecer ao cartório no horário marcado. O atendimento leva, em média, 15 minutos. Com um documento oficial, comprovante de endereço recente e título eleitoral (caso tenha) em mãos, o funcionário do cartório preenche o cadastro do eleitor no computador ou atualiza os dados fornecidos anteriormente. Depois disso o eleitor faz sua assinatura digital, é fotografado e tem as impressões digitais dos dez dedos das mãos colhidas. O novo título é entregue na hora e vem com a informação “Identificação Biométrica” impressa. A foto não é utilizada no título, e aparece apenas no caderno de votação que o mesário usa no dia das eleições

Para ser atendido em um cartório eleitoral, o cidadão precisa fazer seu agendamento pela Internet. Nas cidades do interior do Estado, como Itobi, os postos do Acessa SP estão abertos para ajudar a população a realizar o agendamento para os Cartórios Eleitorais.

AGENDE SEU ATENDIMENTO NO POSTO DO ACESSA SP

Rua Sete de Setembro, nº 941 - Centro – Itobi