OUTUBRO ROSA 2015 PDF Imprimir E-mail
Ter, 20 de Outubro de 2015 11:31

A Diretora Municipal de Saúde, Aparecida Donizetti Toesca Feliciano comunica que o mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama. Denominado por "Outubro Rosa".

Este é um movimento popular conhecido internacionalmente e comemorado em todo o mundo. Ele tem referência à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, com intuito de estimular a participação da população, empresas e entidades. O movimento surgiu nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil a primeira iniciativa vista em relação ao Outubro Rosa, ocorreu em 2002 com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo, capital, e desde então, o movimento tem sido realizado anualmente em diversas regiões do país.

O município de Itobi ciente da importância e da necessidade de conscientização, abraça essa causa a favor da vida.   Vamos juntos lutar por esta causa.