Que a Lei n.º 568, de 27 de agosto de 1898 anexou o referido Distrito de Rio Verde ao Município de Casa Branca. Pela mesma Lei, Rio Verde passou a ser chamada Itobi, que em tupi-guarani, significa água corrente verde ou rio verde.

BIOMETRIA - ACESSA SP PDF Imprimir E-mail
Qua, 28 de Outubro de 2015 15:47

Cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral pode ser agendado nos postos do Acessa SP

A expectativa é que em quatro anos os 143 milhões de eleitores brasileiros tenham atualizado seus dados.

Criado em 2000 para promover a inclusão digital para a população que não tinha acesso à Internet, o programa Acessa SP se tornou um dos maiores do gênero, com mais de 850 postos instalados, cobrindo todo o Estado de São Paulo. Hoje, além de oferecer conexão gratuita à Internet, os postos do Acessa SP estão se caracterizando pela oferta de serviços. A iniciativa mais recente é o apoio à Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico. Regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o cadastramento biométrico está sendo realizado, gradativamente, em todo o país.

(Cadastramento biométrico está sendo realizado em todo o país)

A expectativa é que em quatro anos os 143 milhões de eleitores brasileiros tenham atualizado seus dados no cadastro eleitoral, com identificação por meio da impressão digital, fotografia e assinatura digitalizada. Para ser atendido em um cartório eleitoral, o cidadão precisa fazer seu agendamento pela Internet (exceção para os postos eleitorais instalados  nas unidades do Poupatempo de Carapicuíba, Diadema, Guarulhos,  Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo – nas unidades  da Lapa, Itaquera e Santo Amaro). Nas cidades do interior do Estado, os postos do Acessa SP estão abertos para ajudar a população a realizar o agendamento para os Cartórios Eleitorais.

Em Agudos, onde o Cartório Eleitoral tem cerca de 30 mil eleitores em sua  jurisdição (responde também pelo município de Paulistânia), o chefe  substituto do Cartório, Raeder Rodrigo Porcaro, procurou a monitora  Rosana Cristina dos Santos, que começou a fazer os agendamentos no dia  10 de setembro. “Todos os dias o posto tem sido procurado pelos eleitores. Quando o usuário não é familiarizado com a Internet, nós o ajudamos a fazer seu agendamento”, conta Rosana. A parceria entre o Acessa SP e o Cartório Eleitoral já foi formalizada também em Ilha Solteira, Jaú, Regente Feijó e em Santo Antônio do Aracanguá. “Todos os postos do Acessa SP estão abertos para ajudar a população a fazer esse agendamento e, também, para outros serviços disponíveis na Internet, como emissão de atestados, agendamento no  Detran, entre outros”, informa Venerando Ribeiro do Valle Júnior,  superintendente do Acessa SP. O programa mantido pelo governo do Estado atende zonas rurais, com 37 postos instalados.

“Na minha cidade, o Cartório Eleitoral iniciou o cadastro biométrico em agosto e, em meados de setembro, apenas 30 dos 6 mil eleitores do município tinham procurado a Justiça Eleitoral”, conta a monitora de Aracanguá, Solange Nascimento. Junto com a Prefeitura Municipal, Solange iniciou a divulgação, colocando a infraestrutura do Acessa SP (computadores e conexão à Internet, gratuitos) para que a população possa agendar o serviço no Cartório local.

Acessa SP

Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, que oferece para a população do Estado acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet. O Acessa SP conta com 851 postos ativos.

Serviço:

ACESSA SP: http://www.acessasp.sp.gov.br/

CRÉDITOS: ANDRESSA GOUVÊA - ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO / ACESSA SP - ESCOLA DO FUTURO DA USP

Última atualização em Qua, 28 de Outubro de 2015 16:34